Inovação no sistema educacional durante a pandemia

Inovação no sistema educacional durante a pandemia

Sem dúvida, o atual cenário impulsionou a inovação no sistema educacional durante a pandemia.

Logo, o isolamento social fez com que professores, pais e alunos tivessem que se adaptar a uma nova rotina.

Assim, para que estudantes não perdessem a carga horária de estudo, a saída foi o uso da tecnologia à distância.

Nesse ínterim, recursos digitais serviram de via de transmissão de aulas e acesso à atividades escolares.

Benefícios da continuidade dos estudos

Certamente, dar continuidade a rotina de estudos durante a quarentena, contribui para estimular e manter as funções cerebrais ativas.

Dessa forma, o sistema de aprendizado do estudante continuará funcionando adequadamente.

Além disso, manter a rotina do horário de estudo auxilia juntamente na disciplina do aluno.

Ainda em tempo, as horas de estudo contribuem para entreter a criança e/ou adolescente durante o período de isolamento social.

Inovação no sistema educacional durante a pandemia

Neste cenário, com a suspensão das aulas presenciais, os professores também tiveram que se adaptar ao home office.

Então, para dar continuidade na educação dos alunos, as escolas tiveram que criar um novo plano de ensino.

Assim como já ocorre em alguns cursos, a educação fundamental e o ensino médio enquadraram-se na modalidade de ensino ‘à distância’.

Logo, foi preciso que professores se adaptassem às pressas, às tecnologias disponíveis para dar continuidade ao ano letivo.

Certamente, um grande desafio, principalmente para professores da rede pública.

Desafio em vários sentidos…

EAD – Educação à Distância

A saber, a metodologia EAD – Educação a distância é uma experiência remota de ensino programada neste princípio.

Só para ilustrar, a instituição de ensino elabora vídeos-aula com explanações de professores sobre o conteúdo do currículo.

Bem como, disponibilizam arquivos com conteúdo descritivo, além de disponibilizar atividades que precisam ser entregues.

Tudo isso, para ser acessado pelos próprios alunos em plataformas específicas, amparadas por equipes de suportes que atendem através de salas virtuais.

Todavia, a educação fundamental e o ensino médio não foram planejados desta forma.

Assim, foi preciso uma rápida adaptação.

Utilização de recursos digitais

Então, o sistema educacional teve que encontrar uma solução emergencial para dar continuidade ao ensino de educação básica.

Neste ínterim, foi necessário utilizar recursos digitais como estratégia de ensino remoto.

A primeira vista, a solução foi manusear ferramentas disponíveis como redes sociais para o trâmite de atividades.

De fato, muitas delas já faziam parte do contato entre professores e pais.

Mas ainda é preciso repensar esta metodologia para uma possível adaptação ao uso de plataformas específicas de ensino.

Assim, facilitando o método de ensino de professores e compreensão por parte dos alunos.

Inovação no sistema educacional durante a pandemia pode causar uma revolução na metodologia de ensino

De fato, na atual sociedade do conhecimento, é preciso inovar, se adaptar e aproveitar as oportunidades.

Certamente, este advento tecnológico pode acarretar uma transformação na área de ensino.

Mas ainda é preciso repensar nas questões que envolvem o desenvolvimento socioeconômico de discentes e docentes.

 Antes de mais nada, é necessário que a realidade virtual apresente características similares para ambos os envolvidos:

  • Gratuidade;
  • Acesso universal;
  • Qualidade igualitária.

Além disso, ainda é preciso investir em treinamento de professores e orientação a pais sobre como proceder neste novo cenário em vias de se concretizar.

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